quinta-feira, 24 de março de 2011

Herbóreo

Às feiticeiras, cuja magia fez a fortuna de médicos e farmacêuticos

Herbóreo

É noite de lua certa.
No bosque desencantado,
plantas mágicas esperam
ritual apropriado.

Não basta querer colhê-las.
É preciso ter nos lábios
palavras de encantamento
e, nas mãos, os gestos sábios.

Depois da colheita feita,
convém conhecer os jeitos
de extrair de cada planta
o melhor dos seus efeitos.

Perfume, elixir, unguento,
feitiços, chás e tintura.
Secar, filtrar, macerar...
alívio, melhora ou cura.

Minhas dores despertaram
em noite de lua alta.
o bosque aguarda sereno,
mas a magia me falta.

Feitiços feitos em série
um balconista apresenta:
caixinhas, bulas, pastilhas
e uma lembrança do bosque:
no troco, balas de menta.

9 comentários:

  1. Olá Carla, desejo que tudo esteja bem contigo, sempre!
    Pois é Carla minha cara, após o ser humano entender que a saúde é um belo comércio, a floresta não mais assiste a estes rituais, e sim a outro ritual muito mais macabro, o da devastação das plantas para industrialização, e os rituais são feitos agora nos balcões das grandes drogarias, pagando-se caro por um pouco de saúde!
    Sempre com belos e textos e belas imagens por aqui!
    Desejo a você e todos ao redor felicidades sempre, agradecido pelas visitas e comentários carinhosos, grande abraço e até mais!

    ResponderExcluir
  2. Até aos meus dez anos, eu vivia assistido por uma vovó meio metida bruxa; descofio, no entanto, que a ela também faltava especializações no trabalho com as ervas.

    ResponderExcluir
  3. Eu de novo, Carla:
    Invejei sua apresentação de comentários e copie o modelo para o meu blog.
    Desculpas, por favor.

    ResponderExcluir
  4. Vivemos num mar de vibrações...e viva a homeopatia!Beijos, Carla.

    ResponderExcluir
  5. Todas as plantas devem merecer o nosso respeito.
    A natureze é bela, linda e maravilhosa, no entanto tudo é muito fragil, e o homem muito violento.

    ResponderExcluir
  6. Ola minha querida, saudades!!!! bem que eu gostaria dessa "poção em doses homeopáticas", para "eternizar" minhas férias rsssssss.
    beijos
    Mara

    ResponderExcluir
  7. Que versos bonitos, Carla. Me levaram a um lugar medieval e ao mesmo tempo infantil. Muito imagético. Beijos

    ResponderExcluir
  8. Prezada. Gostei do seu blog inteiro. Tomei a liberdade de publicar um de seus poemas em meu espaço: http.maria-limeira.com.br/
    Saludos.
    Maria José Limeira.

    ResponderExcluir