segunda-feira, 29 de abril de 2013

Pi, Empréstimos e Influências

As Aventuras de Pi, um livro inspiradíssimo

Yann Martel, autor do ótimo livro As Aventuras de Pi, não se "inspirou" apenas em Max e os Felinos, do escritor brasileiro Moacyr Scliar. Se você já viu o filme ou leu o livro, talvez goste do meu texto Um livro canibal, que escrevi pro Digestivo Cultural, comentando o assunto.

Se você não viu o filme nem leu o livro, veja e leia porque, plágio ou não, são imperdíveis. Só depois, leia meu texto. :)

13 comentários:

  1. Carla, seu relato leva-me a concluir o 'bicho-homem' muito mais canibal, intelectualmente, quando lhe falta ética, moral e cultura para sua conduta! A crueldade humana, a luta pela sobrevivência, justificariam os meios? Nossos 'maremotos interiores' não nos dão passaporte para imunização do nosso 'ser'. Nas entrelinhas, você nos deixa, seus leitores, em um tribunal. Valeu para questionarmo-nos.
    Bj. Célia.

    ResponderExcluir
  2. Carla, conforme sua indicação, esse Pi não é o 3,1416, rs...rs.
    Vou seguir seu conselho e depois ler seu artigo.
    Uma maravilhosa semana para você.
    Bjs
    Manoel

    ResponderExcluir
  3. Olá, Carla. Boa noite! Parabéns pelo digestivo. Concordo plenamente com a Célia! Adorei. Quero agradecer sua presença no blog. Obrigada amiga! Vc é muito especial. Voltarei breve! Bjos e boa semana.

    ResponderExcluir
  4. oi Carlinha,

    você sempre nos coloca em "check",
    acho isso muito bom,
    muito importante e de uma grande
    inteligência...

    beijinhos

    ResponderExcluir
  5. E meu mestre POE está mesmo em tido lugar!
    Carla, eu já havia lido algo a respeito sobre as inspiracoes para este livro e no fim das contas chego a pensar que não existe nele nada de original!
    Fui ao cinema e fiquei maravilhada tanto com a fotografia quanto com a reflexão que extraí, mas não consigo deixar de sentir uma certa decepção pelo "plágio" vamos assim dizer!

    Grande beijo Carlinha!

    Ps: vc não tem usado mais o twitter?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila!
      Nosso mestre Poe é o máximo. Sinto o mesmo que você quanto ao filme. É magnífico, mas a arrogância do Yann Martel não me sai da cabeça.
      Ando sumida do Twitter porque me matriculei em três cursos online superpuxados e mal tenho tempo pra respirar. Se eu sobreviver às provas e trabalhos, volto a tuitar. :)
      Beijos, querida!

      Excluir
  6. Hola, llego hasta tu sitio por recomendación de los destacados del mes en el blog de Evanir.
    Bellísimo lugar, si me permites me quedo para seguirte, abrazos desde Uruguay!
    http://perfumederosas-cristina.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá Carla muito legal seu blog com excelente conteúdo gostaria de parabeniza-la e desejar sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos e de seus familiares
    Um grande abraço e tudo de bom

    ResponderExcluir

  8. Olá prezada Carla, e que tudo esteja bem!

    Como sempre teus escritos fazendo pensar, eu vou passar por lá!

    Passando cá para agradecer tuas sempre gentis visitas e comentários, e tua amizade também, obrigado!

    E assim desejo que sempre tenha esta intensa felicidade em teu viver, abraços e até mais!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Carla, li sua magnífica crônica, impecável como todas as outras, em todos os sentidos. Perdoe-me por vir aqui só agora, pois, quem ousa dizer que poeta não tem problema cabeludo, às vezes? Um beijo e tenha uma semana com mais inspiração ainda!

    ResponderExcluir
  10. Meu anjo você é uma dos destaques do mês no meu contigo.
    Deixei seu blog na postal.
    Uma linda noite beijos querida.

    ResponderExcluir
  11. Vi o filme, mas não li o livro. Leio seu texto???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bel! Quem viu o filme já sabe o fim, então pode ler meu texto, mas deve ler o livro quando puder, porque é muito bom. Beijos!

      Excluir