terça-feira, 28 de maio de 2013

Aos Tagarelas Modernos

Versão moderna da torre de Babel (encontrada no Google)

Acabou de sair no, Digestivo Cultural, meu artigo "Por falar em outras línguas". Nele, defendo a criação de um curso de segundo grau especial para quem gosta de idiomas e não morre de amor pelas ciências exatas. Espero que gostem.

8 comentários:

  1. Oi, Carla. Você tem razão, até porque a gente se esquece de muita coisa que aprende só por obrigação. E o tempo não para nem volta...
    Abraço :) !

    ResponderExcluir
  2. O ensino, infelizmente, está programado em um cardápio self service, sem a mínima contextualização para um bom entendimento. Ler, escrever e interpretar um bom texto em nossa linguagem coloquial já está um tanto difícil, sequer penso na linguagem culta, no aprendizado da origem de nossas palavras, no bom e velho grego e latim com as raízes das mesmas... Hoje, Carla tudo é descartável - inclusive e principalmente o aprendizado - até porque já não se 'fazem' educadores com dedicação plena e garra motivadora. Escolhe-se um cardápio de cursos o mais light possível para ingerir rápido e dizer-se especialista! Disso resulta o caótico educacional em que nos encontramos.
    Como sempre, você delineou a necessidade de evoluir-se sempre... mas nem todos terão tal disponibilidade de investimento próprio. A zona de conforto é maior! Parabéns pela sua produção chamando-nos à consciência do saber.
    Beijo da Célia.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, inteligente menina. Você sabe o que diz. Ah! Você teve aulas de latim com a irmã Auxiliadora?... Não quero lembrar! Beijos!!!

    ResponderExcluir
  4. oi Carlinha,

    você é sempre perfeita,
    já disse isso muitas vezes,
    um dia aprendo a escrever assim...

    beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Oi minha amiga Carla. Nossa, eu que mal falo o português corretamente (sou parente em primeiro grau do Cebolinha, kkk) teria ainda mais dificuldades em falar grego, latim ou qualquer outra língua, kkkk. Mas você usou uma palavra que entendo perfeitamente pois é muito usado no xadrez: na passant ... aposto que muitos leram o teu texto mas não sabem o significado dessa palavra, kkkk. Viu só, xadrez também é cultura. Obrigado pelos parabéns... Um ótimo feriado. Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Carla. Boa tarde! Adorei a matéria do digestivo. Vc é admirável menina! Eu não tenho a sua formação, más penso como vc. Tudo poderia ser diferente! Obrigada sempre pelo carinho e nos mostrando sempre a necessidade do saber. Bjos e bom feriado!

    ResponderExcluir
  7. Eu fiz curso de inglês, mas dos convencionais.
    Sempre gostei de línguas e queria aprender corretamente.
    Me formei e hj posso até dar aulas, mas se dependesse da escola não entenderia nem filmes! Kkkk

    Minha próxima língua será Alemão! Acho linda!

    ResponderExcluir
  8. Tive tantas oportunidades de vir a falar um "bom" francês e inglês, mas perdi-as todas. Meu pai era professor de francês (auto-didata, na época) e meu marido falava fluente inglês.
    Concordo plenamente com você, falar o inglês é mais que necessário...Estudei latim, francês e inglês no ginásio que me fazem entender razoavelmente essas línguas...já falar, são "outros 500" rsrs... Nas viagens, sempre tive um porta-vós. Imagine você, numa roda de amigos, em Goa-Ìndia, década de 1990, pessoas falando 3 línguas: CONCANI, PORTUGUÊS E INGLÊS. O português, era o único que eu falava...fiquei "sem graça", só o maridão pra me socorrer.

    Importantíssimo, o seu texto, com a proposta de um curso de nível médio em línguas, principalmente o inglês.
    Beijos, boa domingo, GRANDE semana!

    ResponderExcluir