quarta-feira, 7 de maio de 2014

Árvores do Inhotim

Algas tornam as águas verdes sem prejudicar a natureza

Aproveitamos o Carnaval para ir a Minas Gerais e realizar o desejo antigo de visitar o Instituto Inhotim. Famoso por seu paisagismo e pelas obras de arte contemporânea que abriga, esse imenso parque é 100% planejado. Até seus lagos foram coloridos para criar cenários de tirar o fôlego.

Numerosos funcionários mantêm as plantas impecáveis

Para conhecer todas as atrações com calma, seriam necessários três dias. Quem estiver com pressa ou com pouca disposição para andar muito pode tomar os carrinhos elétricos que fazem as ligações entre os pontos mais distantes.

O Inhotim abriga plantas dos cinco continentes

Nesta postagem, vou mostrar somente algumas paisagens e árvores que achei especias. Na próxima, falarei sobre algumas obras de arte.

As famosas palmeiras do filme Madagascar

Com pouco tempo, o jeito foi fotografar contra o sol mesmo

Estas são do México. Têm as raízes cheias de água.

As árvores acima vivem no deserto. Para recebê-las, drenaram o solo, puseram uma tela por baixo e substituíram a terra por areia. Assim evitam que o excesso de água apodreça as raízes.

A famosa palmeira que anda

A palmeira que anda é brasileira, do pantanal. Ela costuma caminhar lentamente em direção à água. Mas como consegue fazer isso? O segredo está nas raízes. Olhem só!

Quando uma raiz morre, nasce outra
na direção para onde a planta precisa ir

Na foto acima, a palmeira está indo pra direita. Vejam as raízes novas nascendo. Quando essas novas raízes tocarem o chão, as velhas raízes da esquerda começarão a morrer, permitindo que a planta ande um pouquinho.

Se você gosta de paisagismo, flores e plantas raras, vale a pena visitar o Inhotim. O que eu mostrei é menos de 1% do que você vai encontrar.

12 comentários:

  1. Eu não sabia da existência desse lugar paradisíaco, Carla. E não está longe de nós. Adorei a palmeira que anda. Agradeço por nos mostrar essa beleza.
    Beijo!!!

    ResponderExcluir
  2. Conhecendo o paraíso através suas lentes, Carla! Belíssimo e instigante suas explicações. Obrigada!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Oi garota, dando corda ao seu texto anterior, ficamos morrendo de vontade de conhecer Inhotim, adoramos fotografia e ficamos maravilhadas com as suas.
    Pelo visto vc aproveitou o carnaval da melhor maneira: Beleza, ar puro, natureza e naturalidade, carinho dos seus, e a sorte de ser tão Carla a ponto de nos deixar felizes em compartilhar da sua felicidade.
    Adorei o comentário que vc deixou no meu blog, fiquei honrada em saber que uma imortal curte as maluquices de uma consciente sexagenária. Obrigada!!!!
    Quanto ao livro, ficamos emocionadas com o seu desprendimento e carinho, concordo com vc, livros precisam circular, espalhar boas energias e conhecimento, livros são o pão da alma, e quem os dá de coração aberto, enriquece imensamente aquele que recebeu. Vou mandar um outro recado com o endereço, pois não temos seu email. A Tatá pediu pra te agradecer de todo coração e mandou um abraço forte na medida do teu carinho.
    Beijos nossos,
    Tania.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Carla
    EU gosto, sim, de paisagismo, flores e plantas raras... mas não tenho possibilidades de visitar Inhotim -:((((
    Quem sabe, um dia???

    Desejo-lhe um muito feliz DIA DAS MÃES.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Uau! Que lugar lindo, Carla. Eu fiquei um pouco assustada com a palmeira que anda, mas tudo bem. Ela não parece ser do mal.
    Tenha um lindo final de semana!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. oi Carlinha,

    como sabe meu marido é mineirinho,
    e eu conhecia essas belezas que são realmente de tirar o folego...
    lindas fotos,
    ah,antes que eu me esqueça é sempre muito bom ler seus comentários carinhosos no Somente Amor...

    beijinhos,
    e um super feliz dia das mães com seus gatinhos!!!

    ResponderExcluir
  7. Nossa que lugar maravilhoso! Minas tem muita coisa bacana né!
    Amei essa palmeira que anda Carla, fantástica!

    Ps: Vou mandar os marcadores essa semana próxima tá?! O correio é mega longe de casa e tenho que ficar conciliando tudo! Beijocas!

    ResponderExcluir
  8. Inhotim é muito lindo, desde o nome (fez lembrar-me de Inhamuns...) nunca tinha ouvido falar nessa maravilha de parque. A planta que anda é incrível e até engraçada. As fotos excelentes. Valeu a aula de botânica, Ceres! Tenha uma produtiva semana, beijos.

    ResponderExcluir
  9. Curiosa, cliquei no Instituto Inhotim e conheci as várias versões para o nome "inhotim". Todas muito interessantes....Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Olá prezada Carla, e que tudo esteja bem contigo!

    Com deveras atraso sim, mas, cá estou novamente a me encantar com mais esta bela postagem que você sempre compartilha com os amigos.
    Sempre estou visitando algumas cidades do sul das Gerais, mas, ainda não havia tomado conhecimento deste paraíso que nestas belas imagens você nos apresenta, eu creio que deve ser uma sensação incrível estar em um lugar assim, tão intenso de natureza!
    Parabéns pelas imagens e postagem, e já que por cá estou, deixo meu agradecimento por tua amizade e sempre tão gentis visitas e comentários deixados lá pelos espaços em que faço postagens, obrigado deveras!
    E assim grato eu desejo que seja sempre tão intenso e deveras feliz este teu viver, pois assim você vai compartilhar sempre felicidade com os amigos, um grande abraço e, até mais!

    ResponderExcluir
  11. Oi, Carla. Belissimo o parque! Incrivel a palmeira que anda. Obrigada por registrar esse momento mágico e nos presentear! Agradeço todo carinho e desejo uma linda semana. Bjosss

    ResponderExcluir
  12. Inhotim é maravilhoso, Carla. Foi uma experiência única e rara para mim. um abraço!

    ResponderExcluir